Física

A física pode ser dividida, para fins didáticos, em 5 tópicos: Mecânica, Termologia, Óptica, Ondulatória e Eletromagnetismo.

O Blogger ainda esta em construção por ter sido criado em menos de 4 horas, estou tentando repassar parte do conteudo que tenho, porem o processo as vezes se torna um pouco lento, pois tem etapas como: digitacao, selecao.. organizacao dentre outros. Muito breve comeco a postar os links corretamente,



I – FÍSICA 

1. Noções sobre medidas físicas: algarismos significativos. Desvios e erros. Análise Dimensional. 1.5 Grandezas escalares e vetoriais. Soma e subtração de vetores. Escalas e gráficos. Funções. Representação gráfica de funções. Sistema Internacional de Unidades 
(SI).  Disponível (23.06)
2. Cinemática escalar da partícula: equação horária de um movimento. Trajetória. Velocidade e aceleração. Estudo gráfico do  movimento. Movimento de projéteis. Movimento circular. Cinemática vetorial. Disponivel (24.06)
3. Conceito de força. Equilíbrio de uma partícula. Momento de uma força. Equilíbrio de um corpo rígido. Equilíbrios estável e instável de um corpo rígido. Disponível(25.06)
4. Leis fundamentais da Mecânica. Dinâmica do movimento retilíneo. Dinâmica do movimento circular. Força centrípeta. Noções sobre sistemas acelerados de referência. Força centrífuga. Impulso e quantidade de movimento. Centro de massa.Disponível (30.06)
5. Trabalho e energia cinética. Energia potencial. Conservação da energia mecânica. Forças conservativas e dissipativas. Disponível (28.06)
6. Gravitação universal. Campo gravitacional. Leis de Kepler do movimento planetário.Disponível (26.06)
7. Movimentos periódicos. Movimento  harmônico simples. Superposição de movimentos harmônicos simples de mesma direção e de direções perpendiculares.Pêndulo simples. Disponível (29.06)
8. Estudo dos fluidos em equilíbrio.  Pressão. Massa específica. Princípios de Arquimedes e de Pascal. Pressão atmosférica. Disponível (01.07)
9. Termologia: temperatura. Graduação  de termômetros. Escalas termométricas. Princípio zero da termodinâmica. Dilatação de sólidos e líquidos. Leis dos gases perfeitos. Equação de Clapeyron. Noções da teoria cinética dos gases. Quantidade de calor. Calor específico. Capacidade térmica. Equivalente mecânico do calor. 1° e 2° Princípios da Termodinâmica. Propagação do calor. Disponível (02.07)
10. Ondas transversais e longitudinais. A natureza do som. Altura, intensidade e timbre de um som. Velocidade do som. Cordas vibrantes. Tubos sonoros. Efeito Doppler. Disponível (24.06)
11. Óptica geométrica:propagação retilínea da  luz. Leis da reflexão e da refração. Reflexão total. Estudo de espelhos, lâminas e prismas. Dispersão da luz. Lentes delgadas. Sistemas ópticos. Disponível  (04.07)
12. Natureza ondulatória da luz. Interferência. Experiência de Young. Difração. Polarização da luz. Modelos ondulatório e corpuscular da luz.Disponível (05.07)
13. Cargas elétricas. Processos de eletrização. Estrutura do átomo. Lei de Coulomb. Campo elétrico. Linhas de força. Potencial eletrostático. Capacitores. Capacitância de um capacitor plano. Associação de capacitores. Disponível (06.07)
14. Condutores e isolantes. Corrente elétrica. Resistência elétrica. Lei de Ohm. Associação de resistências. Variação da resistividade com a temperatura. Efeito Joule. Leis de Kirchhoff. Ponte de Wheatstone. Geradores. Medida da  força eletromotriz. Associação de geradores. Disponível (07.07)
15Campo magnético. Ímãs.  Campo magnético produzido por uma corrente elétrica. Bobinas. Forças sobre cargas em movimento dentro de um campo magnético. Interação entre correntes. Disponível (08.07)
16. Indução eletromagnética. Lei de Faraday. Lei  de Lenz. Auto-indução, indutância. Propagação e interferência de ondas eletromagnéticas.Disponível (09.07)
17. Efeito fotoelétrico. Radiação do corpo negro. O espectro de hidrogênio e o átomo de Bohr. O princípio de incerteza. Disponível (10.07)