8. Estudo dos fluidos em equilibrio. Pressão. Massa especifica. Principios de Arquimedes e de Pascal. Pressao atmosferica



Bom dia sao exatamente 09:40, 01.07 primeiro dia do mes de julho, chuveu um pouco, rs.. e a parte sobre o clima acabou, estive resolvendo umas questoes de mecanica antes de procurar ver qual era a programacao daqui hoje, comecaremos a discutir hoje como sae da principalmente a parte de HIDROSTÁTICA começaremos com alguns conceitos basicos e no decorrer iremos lincar conteúdos.. enfim, maos a obra



A parte da fisica neste momento denominasse Mecanica dos fluidos e pode ser dividida em duas partes:

Fluido-estatica: estuda os fluidos em repouso
Fluido-dinamica: estuda os fluidos em movimento.

Nosso conteúdo de hoje esta situado em um ramo denominado HIDROSTÁTICA que tambem pode ser chamada de estatica dos fluidos que e a parte da fisica que estuda as forcas exercidas por e sobre os fluidos em repouso.

Assim como todos conteudos abordados ate o momento precisamos do que aqui chamamos de HABILIDADES ESPECIAIS, nossas habilidades especiais sao aqueles super poderes melhorados pois conta com uma habilidade extra e na parte de hoje o que precisaremos e ccompreender e dominar alguns conceitos basicos e comecaremos exatamente pelo fluido

PERGUNTA INTRODUTORIA: O que voce entende como fluido?

Quando pensamos em fluido, pelo menos eu.. me vem a ideia de fluidez, de movimento facio, de pouca viscosidade, de facilidade .. como naquelas situacoes: Esta fluindo a conversa - eu vejo isso como: a conversa esta acontecendo facilmente, assim como quando dizemos: A conversa nao esta fluindo - pensamos que deve estar complcado conversar, falta assunto, as palavras nao sabem como vem.. existe alguma resistencia na facilidade. Na FLUIDEZ


DEFINIÇÃO: Um fluido e uma substancia que pode fluir, isto e, pode escoar facilmente.
O termo "fluido" em nosso contexto de estudo fisica relaciona-se a liquidos e aos gases que tem algo de mobilidade. pensamos o seguinte o estado fisico da materia se relaciona a forma em que estao agrupadas as materias assim como o grau de agitacao. na ordem de solido, em que quase nao tem movimento, liquido e gasoso que tem moviento (ja falei sobre isso em outro post so revisao super rapida), logo nao tem logica estudarmos a fluidez de um solido, basearemos nosso estudo somente aos outros dois estados fisicos da materia.

COMPRESSÃO: A compressao, ou a facilidade de ser comprimido e uma das caracteristicas principais dos gases, porem o liquido oferece uma resitencia muito grande a ela. Imagina tentar comprimir agua.. dai tu percebe que e complicado.

sabemos. que a massa e formada por atomos, massa e tudo que ocupa lugar no espaco, os atomos quabndo unidos formam moleculas, logo a materia e formada por moleculas.. dai vamos agora pro estado liquido quando as moleculas. se movimentam - FLUI - elas acabam passando umas pelas outras, sabemos tambem que essa passagem de um contra o outro forma uma coisa denominada ATRITO que trabalha como um tipo de obstaculo, esse obstaculo trabalhando-se em liquidos fluindo e denominado VISCOSIDADE.

PEERGUNTA: Quem tem maior viscosidade a agua ou o oleo?
A resposta pode parecer um tanto intuitiva, logo saberemos que a resposta correta e o oleo, pois ele tem maior viscosidade e com isso escoa com maior dificuldade , a agua tem menor viscosidade e escoa mais facilmente.


Pressão

Definição: Se uma força F comprime uma superfície, estando distribuída sobre uma área A, a pressão por P, exercida pela força sobre essa superfície.


Quanto menor for a área de aplicação da força, maior sera a pressao que se exercera - Quanto maior a força aplicada, maior sera a pressão.

A pressão e uma grandeza escalar (se define apenas com um valor numérico) Quando queremos pressões elevadas, os pesos devem ser distribuidos por superfícies de áreas muito pequenas, Como podemos citar: facas, tesoura e alicates etc.
Quando pretendemos que as pressões sejam menores, os pesos ou cargas devem ser distribuidos por superfícies de áreas muito grandes. Como exemplos podemos citar: os esquis, as carretas com varios pneus, os tanques de guerra, etc.




A imagem acima demonstra muito bem essa questão, vemos que o primeiro estaria afundamento mais rápido, e porque isso aconteceria?? - a resposta é simples, a questão é a área se eu tenho menor área a força é maior, logo afundará mais rápido. Outro exemplo clássico é o da cama de pregos nos ensina na prática o melhor jeito de se ver física[a teoria da pressão] só existe pressão quando temos uma determinada força sendo aplicada em um determinado lugar, superfície. A causa da ruptura da pele no local onde se encontra o prego é justamente a grande pressão exercida naquele lugar. Como a ponta do prego é muito fina e circular, a área ocupada por ela é pequena. Então qualquer "forcinha" que aplicamos no prego é capaz de furar uma pele tão sensível como a nosso. Já que a pressão é a razão entre a força e a área em questão.Se temos um número muito grande (força), dividido por um número bem pequeno (área). Temos um alto resultado (pressão).



Pressão em uma coluna de liquido:



Dois ou mais líquidos:




Teorema de Stevin

A diferença de pressão entre dois pontos, situados em alturas diferentes, no interior de um líquido homogêneo em equilíbrio, é a pressão hidrostática exercida pela coluna líquida entre os dois pontos. Uma coseqüência imediata doteorema de Stevin é que pontos situados num mesmo plano horizontal, no interior de um mesmo líquido homogêneo em quilíbrio, apresentam a mesma pressão



Se o ponto A estiver na superfície do líquido, a pressão em A será igual à pressão atmosférica.

Então a pressão p em uma profundidade h é dada pela expressão:


Prensa Hidráulica