15. Campo magnético. Ímãs. Campo magnético produzido por uma corrente elétrica. Bobinas. Forças sobre cargas em movimento dentro de um campo magnético. Interação entre correntes.

15. Campo magnético. Ímãs.  Campo magnético produzido por uma corrente elétrica. Bobinas. Forças sobre cargas em movimento dentro de um campo magnético. Interação entre correntes. 

Bom dia, 11:20   08.07  estamos chegando próximo ao final do conteúdo de física, pelo menos a parte básica e fico contente por até o exato momento ter conseguido seguir o cronograma na íntegra (: Hoje começaremos a conversar sobre um conteúdo muito interessante que acredito que todos irão adorar, estive pensando em umas coisas também interessantes pro blogger, seja como for. paremos de falar e comecemos logo.



  

Bem, hoje começaremos um conteúdo bastante interessante, ele começaremos com as definições técnicas, e abrangeremos ao funcionamento.. blá, blá, blá. 
CAMPO ELÉTRICO (DEFINIÇÃO): O campo estabelecido em todos os pontos do espaço sob a influência de uma carga geradora de intensidade Q, de forma que qualquer carga de prova de intensidade q fica sujeita a uma força de interação (atração e repulsão) exercida por Q.





Para uma melhor compreensão, façamos uma comparação entre o campo elétrico e o campo gravitacional da Terra: A massa M da Terra cria em torno de si o campo gravitacional . Um corpo de massa m próximo da Terra fica sujeito a uma força de atração gravitacional (a força peso) decorrente da ação de sobre m.
No campo elétrico a coisa funciona da seguinte forma:Uma carga Q (sendo Q o nome que escolhemos para representar a carga) origina em torno de si um campo elétrico. Uma carga de prova , colocada nessa região, fica sujeita à ação de uma força elétrica .  


Já uma carga de prova q, para os fins que nos interessam, é definida como um corpo puntual de carga elétrica conhecida, utilizado para detectar a existência de um campo elétrico, também possibilitando o cálculo de sua intensidade.

 onde, caso a carga seja puntiforme, |\vec{F}|=\frac{K.|Q|.|q|}{d.d}
UNIDADES    [E]=\frac{N}{C}\qquad(N/C)

Como o Campo elétrico é formado por vetores, teremos neles algumas características. Características do vetor campo elétrico.
Intensidade,
Que você poderá encontrar com:    a unidade SI é N/C

Direção 
É a mesma que a Força,

Sentido


Se q>0, ,e têm o mesmo sentido. 
             
2Se q < 0,  têm sentidos contrários.
                      


imãs.