(Resolução) OBF 2006



Link:http://www.sbf1.sbfisica.org.br/olimpiadas/obf2006/provas/OBF2006_1Fase_1&2serie_prova.pdf


Inicio de conversas, vou demorar para fazer por alguns motivos bem básicos: 1° eu não sou formada em física, sei algo e tal, mais não posso dizer que sou um máximo.. então algumas coisas acredito que terei que pesquisar.. outra: estou com sono, então acho que hoje tratarei de postar os pedaços da prova (11.01.2013) as 23hs, se você estiver vendo isso em uma felicidade já resolvida ignore.. e esse final de semana estarei ausente daqui.. então mais ainda, que eu só vou começar a resolver mesmo semana que vem.. nas minhas queridas férias. Outra: disse em outro tpc, eu não tenho técnica, esse blogger é mais uma descrição do que ando fazendo, mais eu não sou formada, e não sou uma "einstein" então vou fazer da forma que saia, se sair.. então não tratem de aprender comigo, ahhaha , \o/  então é isso. (:



























1. Vamos a como eu resolvi.. bem a intensidade sonora, que foi o que ele deu de cada um , consegui uma imagem que tem a fórmula base a ser utilizada na resolução que é a seguinte: 




Onde o Io é a unidade de referência que vale  10-¹² Watts/m²
NIS -intensidade em decibéis (primeiro vamos utilizar a intensidade que foi dada para um somente.. que foi dada na questão)
I -  intensidade (watts/m²) 


Daí colocando na fórmula dada acima fica:

80 = 10.log(I/10-¹²) 

8= log(I/10-¹²) --> (I/10-¹²)= 10^8 --> I=10-4 Watts/m² 

multiplicando pelas 10 máquinas: I(total) = 10.I = 10.10-4 = 10-³ Watts/m² 


Voltamos a colocar na fórmula que dei anteriormente, para sabermos agora quanto será a intensidade sonora do conjunto, que ficará:


N=10.log(10-³/10-¹²) = 10.log(10^9) = 10.9 = 90 decibéis

Alternativa C