(Resolução) PROCESSO SELETIVO CONTÍNUO-PSC 2012 1ª ETAPA - Parte de Português e Literatura.



16:14 - 01.07, primeiro dia do mês de Julho, em pleno domingo, qualquer um que possa estar lendo isso deve estar se perguntando: O que está acontecendo? - e eu vos respondo, resolvendo provas ué, a Questão foco é você melhorar suas carências e eu trabalho nisso, meu fraco é Língua Portuguesa mais especificamente Gramática e Química, logo vou começar a fazer comentários sobre algumas provas que comecei a resolver gradativamente.. então diversão se prepare, rs. Obs.: eu não sou profissional de Letras, estudo engenharia (não no ITA ainda) e adoro EXATAS e tento desesperadamente saber algo de humanas também logo, qualquer coisa muito incoerente é falha minha mesmo, kkkkk , porém estudo bastante na tentativa de não escrever bobagem, Divirtam-se


vou começar a postar comentários sobre algumas provas, a resolução e comentário.


LÍNGUA PORTUGUESA




1° Alternativa C. Os elementos coesivos, como o nome diz são elementos que darão coesão ao texto, não poderia ser podia ser pois voltando ao texto vemos que o trecho é o seguinte: "Há quarenta anos os transplantes eram a frente mais avançada na tentativa de curar doenças crônicas, desde que não houvesse rejeição ...." vemos com isso que essa é uma condição para que aconteça, que o organismo não tivesse rejeição, ou seja, é uma condição para que aconteçam. não podendo ser nem de causa, nem concessão, nem proporção e nem finalidade.

2° Alternativa A. A primeira coisa que acredito que devemos fazer é voltar no texto e procurar onde o "se" está inserido que no caso é: "No entanto, se as células tronco embrionárias se provarem capazes.." quando analisamos o contexto percebemos (pelo menos eu) que a única alternativa que poderia ser substituída sem que a frase perdesse sentido e clareza é a "assim que", porém o importante além de substituir e ver se isso ocorre é prestar atenção na última frase que diz: apenas deixando de estabelecer uma condição pelo conectivo, o que indica que o sentido de CONEXÃO que era estabelecido antes deixa de prevalecer.

3° Alternativa C. No qual todos sonham, relaciona-se no texto a vanguarda (descobrindo o porque direito - tempo) - com grandes ajudas universitárias \o/ - entendi e vou re-explicar, é o seguinte: Quando tu pega o texto e olha a qual se refere cada uma das orações, você repara que todas as outras afirmativas elas explicam o que é o termo anterior a qual se refere. Na letra A: que fizeram tanto sucesso, ela dá uma característica aos transplantes tradicionais diferente da alternativa C que quando temos o "no qual todos sonham" que relacionam-se a vanguarda, ele não somente dá uma característica ele delimita ao que está sendo relacionado pois sem ele tu não saberia nem do qual você estava falando.


4° Alternativa C . Estive pesquisando agora pouco até porque como disse ainda não sei muito de gramática e a questão da oração adjetiva é a seguinte ela pode ser uma oração subordinada adjetiva restritiva (como na questão anterior) que são aquelas que restringem o significado de alguma palavra na oração. Não vêm separadas do resto do período por vírgula. Com essa informação já acabamos eliminando as incorretas pois buscamos a Orações subordinadas adjetivas explicativas são que são aquelas que realçam um detalhe do termo antecedente, que já se encontra definido. Sempre é utilizada pela vírgula separando-a da oração principal Exerce a função de aposto explicativo da oração principal e na alternativa C, temos essa função em "deslumbrou a cidade, que estava cheia de fumaça das queimadas"

5° Alternativa D. Eu fiz essa questão observando o seguinte, quando temos " O gato é um bicho miúdo, não pensa" A virgula ela serve para separar a parte do - o gato é um bicho miúdo - da parte - não pensa . Agora observe a virgula que relaciona a primeira parte e a segunda denota adversidade (sinônimo de infortúnio ou revés)? não, tempo? acho que também não... condição?é uma condição ser miúdo para não pensar??? nãaaaao . e conformidade?? também não. Logo vemos que ele tirou uma CONCLUSÃO com o fato do gato ser um bicho miúdo e por isso ele não pensa. - não sei se na realidade é assim que eu deveria ter feito, porém a resposta e raciocínio está correto.




06. Alternativa D . A propostas das questões a seguir é formar mentalmente a frase de forma que fique coerente. Na questão devemos ver que na frase acima tem dizendo que o time lutou pela vitória, de sorte foi recompensado. Isso quer dizer que ele lutou e venceu, isso é uma verdade então na nossa frase: nosso time foi recompensado a medida que.. não tem lógica, pois ele já venceu. assim como as outras na frase: nosso time foi recompensado portanto, não tem lógica com a primeira oração, como você faria uma frase que mostrasse que ele venceu? portanto ele venceu?? - não tem lógica, pois você quer manter o sentido da frase, a única alternativa que consegue fazer isso é a D da seguinte forma: nosso time foi recompensado uma vez que lutou pela vitória e venceu a partida.

07. Alternativa B. Nessa questão também é pedido para refazer a frase de forma de não modificar o sentido, começando por: O número de turistas . A primeira coisa que fiz foi observar o que diz a frase inicial, ela diz que o devido o feriado os hotéis possivelmente estarão cheios de turistas.. basicamente isso (ficou meio mal explicado, rs) . Observo a alternativa A, entretanto, ocorreu algo em que eu pudesse utilizar essa conjunção? não, pois o fato poderá ocorrer e tal, porém não tem um entretanto .. como dizendo, vai ser legal entretanto vai estar cheio.. vê se percebe.. Se você começa tentar formar frases mentalmente com cada uma delas vai perceber que a ideia da frase muda, a única que prevalece é na B, que ficará algo como: O número de turistas em consequência ao feriado prolongado, é possível que os hotéis estejam cheios.

08. Alternativa B Essa questão tem a mesma lógica, você observa o que quer dizer a frase principal, vê que ele refere a chegada aos filhos pela noite, mesmo eles tendo dito que iam chegar cedo, as alternativas dadas a única que corresponde é a B. enfim..



9° Questão - Alternativa D - Pela conjunção Depois, ele indica tempo.
10° Questão - Alternativa D - Na realidade fiquei na dúvida .. logo que tiver algo mais esclarecedor coloco, rs..


LITERATURA




11. Alternativa A . Essa questão acredito que até por eliminação sairia, pois as outras alternativas não tem absolutamente nada de lógica. Quando você faz uma interpretação de texto, você não deve basear-se nada mais do que esteja no texto/imagem.. exposto ao menos que tenha algo como "a partir dos seus conhecimentos" ou algo do tipo, é evidente que quando você lê um cara alto, blá, blá, blá e tu vê um pedaço de uma mulher existe uma contradição. logo essa é a verdadeira.

12. Alternativa A. Essa é uma questão interessante, pois como a resposta é nenhuma normalmente estamos procurando uma correta pelo menos, ai tu vê a primeira pensa: tá errado, a segunda. errado de novo, a terceira . errado mais uma vez. daí tu pensa: tá tudo errado? - não acho que errei eu alguma coisa, e fica tentando se justificar, até se enganar e achar um que tu acha que deve estar certo, rs..
acontece comigo direto. Acho que nem é necessário comentar muito, são ilógicas . na primeira diz que a morte só foi preocupação no romantismo, a morte sempre foi uma preocupação! a coisa que pode confundir é que teve um período que o pessimismo estava em alta, se não me engano na segunda geração, a segunda também não tem nada a ver e na terceira também não, no poema são escolhidas as palavras porém isso não remete a querer dificultar nossa vida e sim que eles tinham um vocabulário melhor, mais culto.. enfim.