14. Eletroquímica: conceitos de catodo, anodo e polaridade de eletrodos; potenciais de eletrodo; leis de Faraday; série ordenada de pares redox; equação de Nernst; baterias primárias e secundárias; corrosão.

14. Eletroquímica: conceitos de catodo, anodo e polaridade de eletrodos; potenciais de eletrodo; leis de Faraday; série ordenada  de pares redox; equação de Nernst; baterias primárias e secundárias; corrosão. 




12:15       18.07    Boa tarde, tenho que aproveitar meus últimos dias de férias, volto as aulas dia 1° de agosto, porém também não acredito que isso irá dificultar muito nossa vida, até porque eu sou uma pessoa meio estranha movida a dificuldade, normalmente quanto mais coisas eu tenho pra fazer, pra estudar .. mais coisas eu misteriosamente consigo focar ao mesmo tempo em pouco tempo - é como se começasse a ocorrer milagres. semestre passado estudava pela tarde e noite, era eu fora de casa de meio dia até umas 23:30 da noite. e o engraçado é que também foi um período de grande aprendizado de como focar no que você quer e aproveitar bem o tempo, eu estudava desde o ônibus, até eu lá parada comendo um lanchinho, então ensinamento do dia: não importa quantas coisas diferentes você tem pra fazer se tu quer muito uma coisa, tu vai achar tempo pra se focar nessa coisa. acredite!. Agora esse semestre tá mais legal, só tenho a faculdade pela noite e dou umas aulas durante o dia, que são no mais interessante, as vezes não costumamos focar naquelas dúvidas bem básicas, quando tratamos de ensinar aprendemos a estudá-las. Divirtam-se com o assunto de hoje é: Eletroquímica. 

Pilha Voltaica


Mergulhando uma lâmina de zinco numa solução contendo cátions Cu2+ ocorre a seguinte reação


Zn + Cu 2+ -> Cu + Zn2+


Essa reação pode ser desdobrada em duas semi-reações:




Existe um dispositivo que permite a realização das duas semi-reações separadamente, de modo que os elétrons se transfiram do Zn para o Cu2+ através de um fio condutor. Esse dispositivo é a pilha de Daniell, que consta de duas semipilhas: uma delas é a lâmina de zinco mergulhada numa solução Zn2+; a outra é uma lâmina de Cu mergulhada em uma solução Cu2+.



continua mais tarde..