13. Ácidos ,bases, sais e óxidos: Conceitos, nomenclatura e classificação; propriedades de suas soluções aquosas; processos de obtenção das substâncias mais usadas.

13. Ácidos ,bases, sais e óxidos: Conceitos, nomenclatura e classificação; propriedades de suas soluções aquosas; processos de obtenção das substâncias mais usadas. 


16:27           17.06    Boa tarde, hoje começaremos a falar sobre ácidos, bases, sais e óxidos, conceitos, características ..



Função  Química


Função química é um conjunto de substância com propriedades químicas semelhantes. As principais funções da química são: ácidos, bases, sais e óxidos.


Ácidos


Antes da teoria de Arrhenius, os ácidos eram conceituados através de uma série de propriedades comuns, como:


apresentar sabor azedo;
tornar róseo o papel de tornassol azul;
conduzir corrente elétrica;
quando adicionados ao mármore e a outros carbonatos, produzir eferverscência, com liberação de gás carbônico.


Depois de Arrhenius, pôde-se entender que essas propriedades comuns são consequência da fato de todos os ácidos apresentarem o mesmo íon positivo  H+ oAntes de se dissolverem em água, os ácidos são compostos moléculares. A ionização ocorre quando são dissolvidos em água. Assim verifica-se experimentalmente que todos os ácidos conduzem corrente elétrica.




São substância que em solução aquosa sofre ionização, liberando como cátion somente H+
 HX \rightarrow H^+ X^n\;\!


Svante August Arrhenius. Recebeu o Nobel de Química de 1903, "Em reconhecimento dos serviços extraordinários concedidos ao avanço da Química pela sua teoria electrolítica da dissociação".

Base: São substânicas que, em solução aquosa, liberam como íons negativos somente OH-


Antes da teoria de Arrhenius, as bases eram conceituadas por uma série de propriedades comuns, como:


possuir sabor adstringente, isto é, "amarrar a boca";
tornar a pele lisa e escorregadia;
tornar azul o papel róseo de tornassol;
conduzir corrente elétrica.


Depois de Arrhenius, foi possível entender que essas propriedades comuns se devem ao íon negativo OH(hidroxila ou hidróxido), presente em todas as bases.


Os hidróxidos de metais são compostos iônicos e por isso, quando se dissolvem em água, há dissociação iônica. Na época de Arrhenius, pensava-se que esses hidróxidos eram formados por moléculas e que a água separava-as em íons. 


 N(OH)_x \rightarrow N^x + OH^-\;\!




Sal: toda substância que em solução aquosa, sofre dissociação iônica, liberando pelo menos um cátion diferente do H+ e pelo menos um ânion diferente do OH-
 ZX \rightarrow Z^+ X^- \;\!